quarta-feira, 13 de abril de 2011

It's all about visa ( YAY!!! I got my visa!!! )

Dear Diary,

I Got My Fucking Visa!!! YEAH!!!!




O rio de janeiro continua lindo...



Espero que estejam todas bem, nesse post eu vou falar sobre o agendamento do visto, como você deve fazer para o agendamento e um tutorial de como preencher o ds 160 e sobre as minhas 3 entrevistas de visto.

Segui alguns tutoriais para preencher e só levei para alguém me auxiliar nos retoques finais, nesses retoques eu vi que algumas coisas teriam que ser corrigidas e resolvi fazer meu tutorial para ajudar vocês...

O agendamento:

Você precisa:

- Do número do passaporte para agendar a entrevista

- Esperar o match oficial, mas procure marcar para bem antes do embarque, eu marcaria um mês antes se possível, acho melhor porque dá mais tempo para arrumar tudo depois do visto... E porque (bate na madeira) se o visto for negado você tem tempo suficiente para agendar de novo.

- Entre no site www.visto-eua.com.br e clique na guia INFORMAÇÕE E AGENDAMENTO.

- O pagamento da taxa:

Antes de fazer o cadastro você precisa pagar a taxa de agendamento de R$38,00.

As formas de pagamento são:

1 - Pagamento por Cartão de Crédito com acesso imediato assim que o pagamento for confirmado. (Muuuuuuito melhor e mais rápido)

2 - Pagamento por Débito em Conta com acesso imediato assim que o pagamento for confirmado.

3 - Pagamento por Boleto Bancário do Citibank. Com o pagamento via Boleto do Citibank você terá acesso ao serviço após 1 dia útil da realização do pagamento, através do site ou em uma agência do Citibank

- Clique de novo em INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO e depois de ler as instruções clique na opção Se você já realizou seu pagamento, clique aqui.


- Depois de preencher os dados clique em enviar.


- Na tela: Posição de Créditos clique em AGENDAR ENTREVISTA.

- Na tela: Informações de Visto, em Propósito da viagem selecione a opção 7 - Entrar nos Estados Unidos para intercâmbio. Fica indisponível o campo duração é só clicar em Ok.

- Pergunta: Você tem o DS-2019 preenchido? e Você pagou a taxa SEVIS? marque Sim e Sim. Clique em OK, mesmo que você não tenha esses documentos marque que sim, porque a agência te entrega isso.


- Na tela Informações sobre visto, leia todas as informações, marque LI E ENTENDI AS INFORMAÇÕES e clique em OK.


- Na tela Adicionar Membros de Família, marque NÃO para a pergunta: Possui Membros Familiares – clique em PROSSEGUIR.


- Na tela Questionário de Agendamento – no item “em qual resposta o requerente se enquadra, marque a opção 2 – O requerente está solicitando um Visto Visitante de Intercâmbio. Clique em PROSSEGUIR.


- Na tela “Confirmação de Informações” – marque na caixa correspondente se as informações estiverem corretas e clique em AGENDAR.


- Clique sobre a data disponível. Selecione o horário desejado e clique em AGENDAR.


- Após agendado a data e horário confirme as informações na tela e clique em CONFIRMAR.


Imprima o comprovante de agendamento, você tem que levar ele no dia da entrevista.

No dia da entrevista, você precisa levar:

Comprovante de pagamento da taxa Sevis I-901 (enviado pela agência dos Estados Unidos)

- Immigration cover letter (enviado pela agência dos Estados Unidos)

- Preencher o Formulário DS 160 online.

Acesse o link: https://ceac.state.gov/genniv/

Este formulário é grande e você não precisa preencher tudo de uma vez, mas para começar o preenchimento é necessário o Upload da foto, a foto que você vai levar no consulado tem que ser a mesma do formulário.

O formulário expira em 20 minutos, sempre que você preencher uma página, salve antes de prosseguir, quando expira ele volta da última página que você salvou.

- Pagar a taxa consular no CITIBANK. USD 140,00 em reais no cambio do dia. Somente levar o passaporte e pagar a taxa para o visto de turismo (essa taxa é pre-fixada e nas duas vezes eu paguei R$238,00). Guardar o comprovante pois também precisa levar no dia da entrevista.

- Levantar todos os documentos abaixo e levar no dia da entrevista:

Visto para os Estados Unidos

Documentos necessários

* Passaporte, assinado, com validade mínima de 06 meses.

* Passaporte anterior, comprovando viagens realizadas anteriormente.

* 01 Fotografia 5x5 ou 5x7 cm recente (não há necessidade de ter data mas é importante que o requerente não tire a foto com óculos).

* Formulário DS160 preenchido.

* Prova de atividade e disponibilidade financeira: O requerente de visto deve comprovar sua atividade e disponibilidade financeira através dos documentos abaixo informados:

* Prova de escolaridade (Diploma, certificado de conclusão ou recibo do último pagamento escolar).

De quem custeia a sua viagem:

(No meu caso foi a minha tia)

* Declaração de Imposto de Renda com o Recibo de Entrega.

* 03 últimos extratos bancários comprovando a disponibilidade financeira.

* Se empregado: Carteira de Trabalho com os 03 últimos holerites.

* Carta de férias ou licença do empregador autorizando a ausência do empregado durante todo o tempo que permanecer nos Estados Unidos.

Se empregador: Contrato Social e a última alteração contratual, além do DECORE emitido pelo contador informando as 03 últimas retiradas mensais.

* Profissionais Liberais: Cópia do documento que comprove sua atividade, por exemplo: OAB, CRECI, CRM, CRP, entre outros.

* Se depender de um patrocinador para a comprovação de renda, se faz necessário a apresentação dos itens acima listados como prova de atividade, juntamente com uma carta custeio, onde o patrocinador vai se responsabilizar por todas as despesas que decorrerem de sua viagem.


Após concedido o visto, o consulado americano cobrará a taxa de envio via sedex. +ou- R$ 20,00 (pagos na hora)


Os valores de taxa consular e tramitação do serviço não serão devolvidos em caso de recusa do pedido de visto.

Site para o preenchimento do DS: https://ceac.state.gov/genniv/

Dicas:

- Cada página que você preencher você salva porque o site expira a cada 20 minutos. Para conseguir salvar todos os dados da página tem que estar preenchidos.

- A foto do DS tem que ser a mesma que você vai levar no dia da entrevista.

- A porcaria da foto é uma chatice total, tem que mostrar a orelha, ter fundo branco, o cara disse, mas não sei se é verdade, ele disse que não pode ter piercings (e nessa vai a Aline tirar o piercing de novo... ¬¬), a foto não precisa ter data e você jah pede para ele salvar no CD ou Pen Drive para você não precisar scanear a foto, porque eles são exigentes e dependendo da foto não aceitam mesmo!

Eu vou passar o tutorial que eu segui, foi o do blog da Anna http://anafutureaupair.blogspot.com/2010/07/tutorial-preenchendo-o-ds-160.html... Me ajudou demais e depois disso soh pedi para alguém dar uma olhada melhor para mim e corrigir poucas coisas... =D

1ª Entrevista

São Paulo – 28/03/2011

Combinei de encontrar a Aline, que estava tentando tirar o visto pela segunda vez (infelizmente ela não conseguiu) =/

Na entrada eu encontrei a irmã dela, que me desejou boa sorte e que foi quem me deixou com um mood melhor por que eu estava me sentindo largada lah, já que minhas amigas me deram o cano e não foram comigo...

Depois de toda aquela desorganização e gritaria para checar os documentos, colher digitais e pré-entrevista, eu fiquei lá esperando e rezando muuuito para que eu conseguisse, eis que chamam meu número no guichê e eu cheguei lá tranquila, era uma mulher, e muito simpática por sinal!

C= Bom dia!!!!

A= Bom Dia!

C= Como você está?!?

A= Bem obrigada

C= Vai estudar nos Estados Unidos?

A= Eu vou como Au pair

C= Do you speak english?

A= Yes

(Nisso o alto falante tava falhando)

A= May I take the phone? I cant hear you well.

C= Sure! Ok. Let’s practice a little bit

A= Ok

C= Do you go to the university?

A= No, but I’m going to start when I come back

C= Who is paying for your trip?

A= My aunt

C= What does your aunt do?

A= She is a nurse

C= Where do you pretend to stay in US?

A= Seattle

C= What does your parents do?

A= My parents died when I was a kid, I live with my granparents and they are retired.

C= Do you work?

A= Yes, as a secretary in an English school

C= How long do you work there?

A= 1 year and a half and when I come back I’ll teach there.

C= Is that school in Sao Paulo?

A= No, it is in Sao Jose dos Campos

Ela deixou mudo o microfone e ficou um tempão digitando, eu senti que ia dar merda e perguntei se ela queria o comprovante da minha tia do Ir ou algum documento e ela disse que não precisava, demorou mais um tempo e disse com cara de pena,

C= I’m sorry but you are not qualified to the program, here in the paper I have more explanation! Bye Bye! O papel era aquele que eles falam de vínculos e talz, soh isso...



2ª Entrevista:


São Paulo – 05/04/2011

Dividi o hotel com a Keyth, que embarca no mesmo dia que eu, jantamos no shopping, fui imprimir a carta que a host me mandou e dormi cedo (meia-noite, mas pra quem dorme as 4 eh cedo Lol)

Fomos para lá e eu estava muito tranquila, peguei a mesma senha shauua, e fui super confiante. Consul cara de mal e que aprovu a Keyth e negou a minha amiga Aline na segunda tentativa dela (eu acho que o problema dele é com o nome Aline viu?!?!)

C= Bom Dia!

A= Bom dia!

C= Para onde você vai?

A= Seattle

(Ele falava super recolhido e difícil de entender)

C= Qual o motivo da viagem ?

A= Au pair

C= What documents you have there?

A= My host family letter, a work purpose to when I come back, a better job where I work.

C= Where do you work?

A= I work in an English school as a secretary

C= How long have you been working there?

A= 1 year and a half…

C= How does it work? Au pair?

A= Expliquei o processo

C= What do your parents do ?

A= My parents died when I was a kid, I live with my granparents and they are retired and my grandfather works with his farm.

C= What does he have there?

Eu queria ter respondido: A= Old Macdonald had a farm, E-I-E-I-O
And on his farm he had a cow, E-I-E-I-O
Mas claro que eu nao fiz isso galerê! Shuahuahua

A= Eu disse tudo que tinha e falei que meu Velho vendia em um lugar lá perto.

C= Do you know your host family?

A= I know them through the program, I talk to them always.

C= How old are your kids?

A= They are 1 and 2 year old.

C= What state are you going to live? Ohh If you said Seattle it is Washington! I’m sorry! Lol

No final ele falando com aquele inglês estranho dele e me entregou uma carta..

A= Does it mean that I didn’t get my visa?

C= Yes.

A= Can you tell me why at least that time?

C= That is on the letter. Have a good D... ( e eu desliguei o tel pq nao vi que ele ainda tava falando putz… pensei que isso me ferraria no futuro)

Fiquei P da vida, choreiii choreiii chorei, fiquei lost in the dark, mas nessa mesma terça conversei com a minha host e ela pediu para eu tentar mais uma vez, eu fuiii tentar marcar, teria que ser até sexta, porque meu embarque é dia 17 de Abril ou não daria tempo, não tinha vaga no consulado de Sampa e nem no de Brasília, só sobrou Rio de Janeiro e Recife... Por mais que a tentação de ir para Recife fosse grande (meu irmão de consideração mora lá) eu optei pelo Rio porque se não desse certo teria gasto menos dinheiro.



3ª Entrevista:



Rio de Janeiro - 08/04/2011 (Aniversário do futuro pai do meu filho)

Fui com a cara e a coragem para o Rio, nunca tinha ido pra lá, sabia mais ou menos como chegar no consulado e isso foi logo depois daquele atentado na escola (lamentável! Eu odeio aquele indivíduo nojento!!!) e aqui em casa já estavam preocupados antes disso imagina depois.. Lol

Sai daqui no bus de 11:59 pm

Cheguei lah 5:15 da manhã mais ou menos, com uma cara de cão, de medo de alguém me roubar, porque minha amiga que é de lá disse que na semana anterior tinham tentado roubar ela lá.. Aii que eu fiquei com medo... Fui no balcão de informações perguntei como fazia para chegar lá e fui, peguei o bus, pedi informação no bus e fui direto pra lá, o consulado fica na Cinelândia, eu dei uma volta para reconhecer território e sentei no ponto de ônibus e lá fiquei até o MC abrir as 8 para eu tomar café...

Depois do café eu fui na Lan House, comprei Trident e já fui dar uma volta para procurar guarda-volumes... Fiquei mais no ponto e fui para o consulado 10:15.

Deixei tudo no guarda-volumes fui para a fila, no Rio eles são muito organizados, não tem gente gritando igual em São Paulo, antes de você entrar lá já checam os documentos obrigatórios, e dão instruções (do tipo não entreguem nenhum papel se não pedirem! Eles são grossos e nervosos! Haha). Meu horário era 11 horas, então todos que eram para 10:30 passaram na minha frente, eles seguem o horário certo, e isso é muito bom, a fila é do lado de fora, lá dentro você tem lugar para sentar e eu sai de lá em menos de uma hora depois que entrei.

Eu dei muita sorte porque tinha um cônsul negão lá, que era pra eu ter caído com ele, mas ele estava demorando muito na entrevista com a moça e a filha (que eram de minas e tinham fazenda, ele perguntou até quantas cabeças de gato a mulher tinha e eu tremendo já...) Felizmente me mudaram de fila no último minuto! Haha

Uffa! Brigadããão Deusss! =D

C= Bom dia! =D

A= Bom dia!

C= Para onde você vai nos Estados Unidos?

A= Seattle

C= shuahjsah

A= Can you repeat please?

C= hsuahuhuau e shuahusahusha

A= Ohh shuahuah (não lembro o que era gente sorry! Shuahua)

C= How many time do you want to stay in US?

A= 1 year

C= How old are your kids?

A= 1 and 2 year old

C= What do you do Aline?

A= I work as a secretary in an English school

C= How many time do you work there?

A= 1 year and a half

C= What do your parents do ?

A= They are retired, but they work with a farm.

C= Who do you live with ?

A= I live with my grandparents, they are the parents that I have.

C= What’s happened with your parents?

A= They died when I was 4.

C= What do they have in the farm?

A= Cows, plantation, corn, cheese e bla bla bla whiskas sachê…

(Assinou meu DS aii eu jah começei a infartar)

C= How many time do you want to stay there?

A= 1 year

C= What do you want to do when you come back?

A= I’m going to start my hospitality college and get married.

C= Get married with an American?

A= No, a Brazilian guy

C= A Brazilian guy in Us?

A= No, in Brazil after I come back!

C= When will you come back to marry your boyfriend?

A= Next year, and He isn’t my boyfriend only, I’m engaged.

C= How much will u receive as an au pair?

A= $196 a week (Eh isso msm?!?! Shduasuha)

(Mudo por pouco tempo)

C= Ok Aline, your visa was aproved have a good day!

A= Ok, bye!

Nunca tinha ido ao Rio, não fui na praia de Copacabana, voltei morta, feliz da vida e desacreditada, sai de lá e até me perguntaram se meu visto tinha sido negado! haha (Vira essa boca pra lá moço, bate na madeira 3 vezes! shuahua)



I’m so fucking happy!!!! E foi assim, foi mal não postar antes meninas, mas eu estava esperando meu visto chegar...!

Boa Sorte para todos!!!!

Valewww Deza, Eddy e Carol!!!

Adoro vocês todos e valewwww pela força!!!

Beijoo... sz

9 comentários:

Line Marquart disse...

OIE AMIGAAAAAA

EU LI O POST INTEIRO...

VC SABE O QUANTO EU ESTOU FELIZ POR VC

E QTO EU SOFRI PELAS 2 VEZES QUE FOI NEGADO

MAS EU ESTAREI COM VC NO EMBARQUE E MUITO FELIZ

PELA SUA FORÇA DE VONTADE..

AH QUERO CONHECER SUA FAMILY...QD CHEGAR LAH...MAS ISSO É OUTRA HISTORIA...

BEIJOSSS

^.^LINI

Amanda Tavares disse...

noooooossa, que sufoco!
mas vc foi perseverante e conseguiu!
eu tô indo pra Seattle tbm! minha entrevista será dia 28/06, em Recife...
tô meio nervoooosa, mas confiante!
beijão e boa viagem!
vou te seguir e te favoritar!

dezamendes disse...

HA! Falei que ia dar certo!!
To te esperando em uma semanaaaaaaaaa!!!

Faby disse...

NOSSAAAAAAAAAA!!!
Adoro esse depoimentos! huauhahu
Demostra q vc nunca deve abaixar a cabeça.. 1 hora sai!!!! huauah


Bjs e muito PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSS pra ti!! Agora vem a mala.. despedidas!!

Mandy Anita disse...

Oie Aline
Primeira vez aki!
Meus parabéns \o/\o/
Se eu entendi direito vc tentou 3 vezes???
Bjão

Gi Overseas disse...

Que bom Aline! ;D
De tudo o aque a gente passa no processo acho que o visto é o pior né... =/
Ainda bem que você foi perseverante e conseguiu... tomo vcs como exemplo pra não desistir de nada... e rezo pro dinheiro dar né... ahahahahahah
;******

Mari disse...

Nossa Aline que saga,

o importante é que você não desistiu e no final conseguiu...Parabens!!

BjO

Danielle Souza disse...

Meu deus, to ficando nervosa só de ler isso aquiii.. *-* boaa soooorte !

Gi Overseas disse...

Washington State... mas já saíram do meu app.
A outra eu não queria mas eu agora eu quero muito.. ahahahahhah vai entender!
só que acho que nem vai rolar! =/

bom... vamos esperar né?!

Postar um comentário

Comentem à vontade...


I'm lovin' it...


Hehe...


=]